Essa apostila faz parte de um plano de discipulado para todos.

Aqui procuramos tocar em alguns pontos de suma importância em relação a Igreja o Brasil para Cristo da Vila Yara.

Leia-a com calma e, ao final, destaque e nos devolva o questionário devidamente respondido.

Nosso desejo é que cada membro dessa comunidade cresça na graça e conhecimento, como o próprio apóstolo Pedro recomendou: "Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!" (1Pedro 3:18).

Por mais que oferecemos nos cultos, oportunidades, material de ensino, curso e outros subsídios para crescimento espiritual, nada surtirá efeito sem a boa vontade e esforço de cada um. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares (Josué 1:9).

Que Deus continue abençoando sua vida e que, até a volta de Jesus, continuemos firmes, olhando e buscando as coisas do alto. "Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3:1-3).

IGREJA O BRASIL PARA CRISTO – VILA YARA

História da Igreja o Brasil para Cristo

O missionário Manoel de Mello e Silva, nasceu em vinte de agosto de 1929 em Amoroso - PE. Aos 11 anos já pregava a palavra de Deus com ímpeto em pequenos auditórios para até cem pessoas em diversas partes. Em 1947 foi para São Paulo e conheceu e casou-se com Ruth Lopes da Silva. Dessa união vieram dois filhos, sendo  Boaz Alberto de Mello e Silva e Paulo Lutero de Mello e Silva.

Nesse tempo freqüentavam a  igreja Assembléia de Deus e em uma de suas pregações Deus usou-o para dar de volta a vida a uma criança que acabara de morrer. Na vontade e propósito de Deus, Mello foi congregar na Igreja do Evangelho Quadrangular onde foi consagrado pastor em 1952. Ficou conhecido mundialmente ao participar e promover  inúmeras cruzadas de evangelização.

Em janeiro de 1956, auxiliado pelo Pr. Alfredo Rachid Góes, seu companheiro de ministério, dirigiu o primeiro programa radiofônico evangélico no Brasil denominado "A voz de O Brasil para Cristo".

No dia 3 de março de 1956, realizou-se o Primeiro encontro do “Movimento do caminho" promovido pela Igreja de Jesus Betel; houve muita perseguição em relação ao movimento e muitas tendas e templos foram queimadas e apedrejados levando a muitos dos líderes que o acompanhavam o missionário Manuel de Mello que preso vinte vezes sob as acusações de charlatanismo, curandeirismo, exploração de incautos e outras. Mas de cada prisão Mello saia com mais autoridade, pois em detrimento a tudo, ardia em seu coração o desejo de ver o Brasil para Cristo.

Em 1958 cansados de ver suas tendas sendo queimadas, os líderes do movimento decidiram construir um Tabernáculo de madeira. Em 1960, foi alugado um galpão na Rua Tuiuti - bairro da Tatuapé - na grande São Paulo, onde a igreja permaneceu centralizada por muitos anos.

A cada dia o movimento crescia e a ele se agregavam novos líderes e pastores de todo o país, formando então uma nova denominação "a Igreja Evangélica Pentecostal", que tinha como slogan "Ganhar O Brasil para Cristo". Em 24 de Agosto de 1974, esse slogan foi agregado ao nome que, finalmente, se estabeleceu como é hoje.

No dia 12 de outubro de 1982, numa iniciativa do missionário Manoel de Mello,  o estádio do Pacaembu ficou lotado numa concentração cujo tema principal era contra a idolatria Brasileira. Pela primeira vez no Brasil um movimento enchia um estádio de futebol daquela magnitude. Nesse dia se deram muitas conversões, curas e libertações.

Mello entrou de vez para a história, sendo até hoje citado por muitos evangelistas contemporâneos, como fez recentemente o missionário RR Soares, em um de seus programas televisivos. Manuel de Mello foi o protagonizador de vários modelos evangelísticos que foram muito além das quatro paredes da igreja. Em 1979 inaugurou em São Paulo, no Bairro da Lapa, na rua Carlos Vicari 124, o maior templo evangélico que se tinha notícia. Na inauguração, que se estendeu por muitos dias, o local recebeu autoridades políticas e religiosas de várias partes do mundo. O Grande Templo, como ficou conhecido, com milhares de lugares disponíveis, tinha suas reuniões super lotadas. O mover das mãos de Deus foi grande através da vida de seu servo Mello, onde até hoje se encontra muita gente que testemunha dos milagres recebidos nos encontros de Fé que ali sucederam.

Mello foi um ícone em seu tempo, sendo convidado para participar dos principais programas de rádio e TV de sucesso da época, tanto para pregar quanto para debater assuntos espirituais.  Muitos artigos e livros foram escritos sobre sua trajetória, como o famoso livro de Jorge Buarque Lyra - Orientação Evangélica. Em um dos nossos sites citados dispomos de uma das ultimas mensagens pregadas por ele na cidade paulista de Tatuí, onde houve 1117 conversões. Sem dúvida, Manoel de Mello foi e sempre será uma referencia de fé, coragem e amor pelos perdidos. Muitas das sementes que plantou ainda hoje floresce e frutifica pelo Brasil e exterior nos milhares de templos dessa denominação, cujo lema é ganhar O Brasil para Cristo, que visando atingir todo homem e o homem todo com a mensagem do Cristo, que é poder que liberta.

Todavia, no dia 3 de maio de 1990, Mello aos 60 anos, por vontade e propósito divino foi transferido a uma nova dimensão. Sua morte foi uma surpresa enorme, sendo noticiado em praticamente todos os meios de comunicação da época.

E foi no fervor da unção de Deus que no Paraná a Igreja Evangélica pentecostal o Brasil para Cristo, floresceu por meio de das cruzadas evangelísticas em várias cidades, inclusive Londrina, com a presença do Missionário Manoel de Mello.Em uma delas se deu uma grande concentração da conhecida Concha Acústica no centro da cidade.  Em Londrina a igreja começou a dar os primeiros passos no ano de 1970 e em 1983 o Pastor João Mendes de Carvalho, vindo da cidade de Telêmaco Borba, designado pelo saudoso pastor Pedro Cortes. O pastor Mendes começou a realizar cultos no jardim Piza, onde se concretizou uma igreja, da qual saíram muitas outras para Londrina e região. Em 1987 o Pastor Mendes, na orientação de Deus, além da igreja ia a muitos lugares pregar e orar pelo povo, inclusive ficou conhecido pelas orações que regularmente fazia em pleno calçadão de Londrina. Logo em seguida veio-lhe a estratégia de criar um movimento evangelístico chamado “Desperta Brasil” atuando na manutenção de obreiros, abertura de igrejas, assistência social e programas em rádio e TV. A partir daí a Igreja O Brasil para Cristo cresceu por toda a Londrina e região. Atualmente a igreja conta com dezenas de templos próprios e locados, espalhados por Londrina e região metropolitana.

Na Vila Yara a igreja teve inicio em meados do ano de 1998, tendo como fundadores os evangelistas Valdir Cantone e Newton Godoy Fonseca (hoje pastores). Tudo começou num pequeno salão com aproximadamente 10 pessoas. Em 6 meses já se viu a boa terra em que a semente fora plantada e , sendo bem regada, o número de membros já passava dos 80. O referido local, ficando pequeno, o jeito era preparar um ambiente maior, foi quando se alugou um salão bem mais amplo, onde hoje é parte das instalações.

Com o crescimento foi necessário procurar e convidar um pastor com tempo integral, que cuidasse, dando assistência maior aos membros presentes e aos que começavam a freqüentar. O Pastor Edivaldo Silva Neves da cidade de Apucarana, aceitou o convite, e além de pastorear, na sua visão, iniciou um movimento filantrópico, visando a comunidade local. Criou-se então o CRER – Centro de Recuperação, Ensino e Reintegração. Em parceria com a Sercomtel e outras empresas, a Igreja desenvolveu um excelente trabalho social de nível profissionalizante em informática. Um consultório odontológico foi criado, onde centenas de pessoas, inclusive crianças, foram atendidos por uma junta de profissionais sem nenhum um custo.

Após alguns anos o Pastor Edivaldo convidou o Pastor Wilson Tinonin para estar congregando e auxiliando no pastoreio da igreja OBPC da Vila Yara. Nesse período o Pastor Wilson era Presidente da Convenção das Igrejas O Brasil para Cristo do Estado do Paraná e atendia convites para palestras como pastor itinerante. Assim, os pastores Wilson e Edivaldo iniciaram um trabalho em conjunto, dando maior sustentabilidade e abrangência aos projetos. Na igreja nasceu também a Folha o Brasil para Cristo de circulação nacional, tendo como editor principal o pastor Antonio Simplício.

 No ano de 2003, o Pastor Edivaldo decidiu transferir  residência  para a cidade de Luiz Eduardo Magalhães, no Estado da Bahia, ficando então a liderança da igreja com o pastor Wilson Tinonin.

Diante dos muitos desafios logo o pastor Tinonin, designou o pastor Gustavo Chofard para elaborar e pôr em funcionamento o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Líderes, iniciando com curso básico de Teologia, cursos rápidos para líderes e também o Discipulado, tudo isso visando o aprimoramento da igreja.

Em 2009 iniciou o trabalho do IBBC – Instituto Bíblico O Brasil para Cristo, um curso de Teologia com duração de 3 anos, um trabalho que vem crescendo a cada dia com o aperfeiçoamento dos membros, tendo também a participação de pessoas de outras denominações. Rosangela Miazzo, formada em Teologia pela UNIFIL, está a frente desse ministério que tem trazido muitos frutos, levando vidas a crescer na graça e no conhecimento. Esse departamento conta com uma equipe de professores preparados e qualificados a levar cada aluno a um verdadeiro compromisso com Deus, fazendo do ensino um desafio para conquistar vida ao reino de Deus.

Em 2010 o prédio alugado pela Igreja, totalizando 2000 metros de terreno e construção, foi colocado a venda, e o Pastor Wilson, com obreiros e líderes, foi chamado a negociação tendo um mês para decidir. Diante das possibilidades, o valor era proibitivo, mas o desafio foi aceito e, com a benção de Deus, em muita fé, através de muitas promoções foi possível assinar o contrato de compra e honrar o grande compromisso assumido.  Agradecemos a Deus por todas as pessoas usadas para ofertar, emprestar, enfim, entender o propósito de Deus naquele lugar. Grande benefício tem prestado a igreja nesse lugar, onde muitos vizinhos relatam sobre as melhorias em várias áreas.

A Igreja conta com os seguintes departamentos:

MENIBRAC (Meninos da Brasil para Cristo) Atende o ministério infantil, contando com salas de crianças que são supervisionadas por uma equipe de monitoras e uma Pedagoga, onde além de dinâmicas procura se usar um bom material de ensino. As aulas acontecem simultaneamente aos principais cultos da comunidade.

UFEBRAC (União feminina o Brasil para Cristo) Se compõe de senhoras que, além de realizar o culto da tarde da vitória, efetua no decorrer do ano, muitos outros eventos, como dia da mulher, chás com várias orientações, bazar social, congresso temático e outros. Faz parte desse  departamento também um ministério de dança.

JUBRAC (Jovens unidos o Brasil para Cristo) É o departamento de jovens que, além do culto celebrativo que realiza aos sábados, efetua outras frentes com visitações e evangelismos nos bairros, congressos, Bonde da oração, acampamentos e outros.

HEFZIBA Se trata do grupo de dança, que focaliza desde a criança até o jovem contextualizando valores bíblicos na arte da dança a Deus nos cultos.

MINISTÉRIO DE LOUVOR Depois de gravar 3 CDs,  entre 2009 a 2011, hoje se compõe de vários grupos, sendo que cada um atende a um determinado culto semanal.

IBBC (Instituto Bíblico o Brasil para Cristo) centraliza o departamento de ensino da Igreja que tem atendido com competência a várias necessidades, aplicando discipulado em várias situações.

OBREBRAC Cuida e forma obreiros que militam principalmente na diaconia da Igreja.

EVANGELISMO URBANO PRÓXIMO. Hoje se trata de um trabalho que visa atingir os moradores próximos a igreja. Um grupo tem ido e, além de colher informações, distribui material bíblico com vários temas, objetivando levar valores do reino de Deus aos corações. A vila Yara é um bairro antigo, muito populoso, influenciado por vários credos religiosos, mas sob a benção de Deus nossa esperança é ver cada dia mais vidas rendidas a proposta divina do único e suficiente salvador.

TEATRO MENSAGEIROS DE CRISTO. Um ministério que tem apresentado muitas peças, trazendo mensagens abrangentes em todas as áreas.

UMASBRAC. É mais um departamento para envolver homens para Deus. Tem promovido eventos, futebol, pescaria e outros momentos, visando levar os pais de famílias a um compromisso profundo com Deus.

CORAL GÊNESIS Tem reunido várias vozes e procurado ministrar canções dos mais variados estilos.

INTERCESSÃO. Tem militado a base de orações, suplicas, invocações a muitas causas e necessidades da igreja, de modo mais específico, nas mais diferentes condições.

MÍDIA. O sistemas para Cristo de comunicações centraliza o sites

www.paracristo.net e

www.obrasilparacristolondrina.com.br  -  Rádio web Vida Melhor

webradiovidamelhor.com  com a programação Vida Melhor em TV, várias emissoras de rádios abertas e literatura. Tem chegado em milhares de lares por todo o mundo todos os dias, atingindo e servindo corações com as boas novas da palavra de Deus.

MINISTÉRIO DE CASAIS. Trabalha em culto especiais, cursos, encontros e jantares buscando fortalecer em Deus a vida do casal.

Escola de Música. Contamos com vários cantores e instrumentistas na igreja que se oferecem para dar orientações e ensinamentos básicos para aqueles que desejam aprender.

Outros cursos. Dispomos de excelente área para aqueles que querem tanto aprender quanto ensinar. Os cursos são esporádicos, sendo que o objetivo é termos uma rotina de opções para informar e formar pessoas de todas as classes.

CULTOS

Atualmente as reuniões acontecem.

Terça-feira 15h "Tarde da vitória".

Quarta "intercessão e Bonde da oração".

Quinta as 20h "Nos domínios do Espírito Santo".

Sábado as 20h "Mocidade para Cristo".

Domingo as 9h30 e 19h "Celebração".

ALGUMAS NORMAS:

BATISMO

Recomendamos o batismo só a partir do 12 anos, desde que atenda todos os requisitos bíblicos. O candidato deve se inscrever e passar por um discipulado específico alguns meses antes da realização do ato batismal.

Dispomos de batistério em nossa própria igreja, onde no dia especificado, efetuamos o batismo, dando oportunidade para que toda a comunidade assista e receba os batizandos com muita alegria.

SANTA CEIA

É liberada para pessoas batizadas nas águas, mesmo pertencendo a outras demoninações, desde que esteja em plena comunhão como ensina a palavra de Deus. I Cor 11:23-34

USOS E COSTUMES

Sempre pregamos a necessidade da santificação como lemos no livro bíblico de Hebreus 12:14 "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor", conscientizando cada um a viver uma vida que venha ser modelo de Cristo em todas as áreas.

Passamos pouco tempo nas reuniões de cultos, portanto insistimos que cada membro dessa comunidade deve buscar viver de modo que se possa dizer "Cristo Vive em Mim", onde a nossa vida seja a melhor pregação, aquela bíblia que o mundo lê.

Recomendamos o cuidado que se deve ter em relação a tatuagens, pircens e outros adereços ao corpo, pois temos conhecimento de muitos que assim fizeram e hoje se arrependem profundamente. Alguns chegaram a perder grandes oportunidades de emprego por causa das normas de algumas empresas. É preciso lembrar que para algumas situações só há caminho de ida. Aqui não poderíamos deixar de citar as palavras do apóstolo Paulo em 1 Cor 10:23 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam".

O cristão fiel sabe até onde deve ir, sabe dos seus valiosos limites, como se relacionar, o que dizer e como se comportar diante da secularização que se expõe, nunca se esquecendo também que é sal da terra e luz do mundo. Mat 5:13-14.

MANUTENÇÃO

A comunidade além da fé, gratidão e fidelidade a Deus, segundo sua palavra, é mantida por dízimos, ofertas, promoções de jantares, bazar e outros atos de amor. São muitas as responsabilidades financeiras a cada mês, pois além das manutenções locais, essa comunidade participa mensalmente com a Convenção Estadual, que ajuda pastores e igrejas que estão em locais onde a renda é insuficiente.

Estamos engajados em projetos missões, hospital, casa de recuperação e outras participações sociais.

Sempre no dia da Santa Ceia (primeiro domingo de cada mês - as 09:30 e 19hs) pedimos que cada família traga um quilo de alimento não perecível para ajudar no atendimento de pessoas carentes.

NAMORO

Recomendamos o namoro com critérios à base de critérios bíblicos. Ao começar um namoro é importante conversar com nosso pastoreio para receber orientações importantes sobre a conduta que se deve ter.
É importante que comece um namoro com a devida maturidade.

PROJETANDO O NAMORO

O namoro é a fase do conhecimento e do despertamento de duas pessoas do sexo oposto que redundará em um possível matrimônio e ainda numa vivência a dois por toda a vida. Faz-se necessário projetar isto com bom senso, oração, direção e bons conselhos.

Não se deve casar para amar, se deve amar para casar ou se deve casar porque já se ama!

Depois do namoro com a convicção de que é hora do casamento, oferecemos ao casal um curso que vai ajudar muito na caminhada a dois.

AMOR OU PAIXÃO?

Na origem grega existem 5 tipos de amor:

EPITYHUMIA: é relacionado á vontade de ter ou possuir um ao outro no sentido pleno do casamento.

EROS: é o desejo de possuir a pessoa amada e nem sempre é sensual. Pode ser romântico, apaixonado e sentimental.

STORGE: É um amor emocional de aconchego, idealizando numa atmosfera de cobertura amparo e segurança.

Esse amor storge deixa claro no envolvimento entre casais a reciprocidade e homogeneidade, produzindo perfeita união.

PHILEO: Está definido como uma troca de afeição em situações de amizade, família e compartilhamento. Este amor exercido produz âmbito de amigos íntimos vivenciando um criativo e bom relacionamento.

ÁGAPE: Este é o amor sofredor porque destaca a seguinte razão: amar sem ser amado. Este amor está pronto a servir sem interesse ou algo em troca. Exemplo melhor é falarmos de Cristo que trouxe a nós claramente esse amor, despojando-se da sua glória para morrer na cruz por nós.

PAIXÃO É:

Uma afeição intensa com parcialidade, é também uma reação emotiva e carnal de falsas impressões ou simples fatores externos de outrem, que foram valorizados em excesso ou cobiçados.

Não existe caráter nisso, está sem respaldo espiritual racional e até emocional. A paixão intensifica quando usa o amor Eros de forma  obscena, intencional, egoísta e carnal. É aí onde surgem as altas explorações de sexomania, sexolatria e pornografia.

A paixão é o free-lance dos jovens sem temor a Deus, usam o “FICAR” o que é flertar, e se torna altamente perigoso tal prática porque é destrutiva espiritualmente, socialmente e emocionalmente, e avançado destrutivo sexualmente também. Muito cuidado, este tipo de relacionamento (ficar) é temporário e passageiro é um querer mais corpo do que da cumplicidade romântica e verdadeira. Isto chega a ser pernicioso e banal; Deus não é encontrado nisso, somente o pecado que mata e leva o homem e a mulher que vive nisso, para o tormento eterno.

O jovem cristão (a) saberá por Deus e em Deus discernir o que está sentindo por aquela outra pessoa, se é amor ou somente uma paixão passageira. (1º Co. 2:15).

Paquerando (aproximação e conhecimento)

Deus nos deu a capacidade de escolha, segundo sua vontade, sabemos o que pode trazer coisas boas ou ruins para nós. (Dt.30:19).

         Não fantasie as situações em que chegará seu escolhido (a) apenas reaja dentro das circunstancias. Geralmente o rapaz chega à moça pra conversar e sentir se parte dela alguma intenção agradável de tê-lo, porém há situações contrárias onde a moça sente dentro do seu coração a vontade de conversar com o tal rapaz e com muita sutileza ela se aproximará do rapaz a fim de inicialmente criar um campo de diálogo; não é bom que ela convide o rapaz para diálogo a dois e sim deve partir dele, mas vemos hoje em dia que as moças têm mais iniciativas que os rapazes.

 NÃO TENHA MEDO DE LEVAR UM FORA!

A timidez atrapalha muito para iniciar um relacionamento, por isso encare os fatos e corra esse risco!

Para iniciar o namoro os pais devem estar de acordo e o moço (a) deve respeitá-los e aceitar os devidos conselhos dos pais!

É correto para um cristão namorar ou casar-se com alguém que não seja cristão?"

II Coríntios 6:14 declara: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” Enquanto esta passagem não menciona especificamente o casamento, certamente tem implicações para o casamento. A passagem continua dizendo: “E que concórdia há entre Cristo e Belial”? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei” (II Coríntios 6:15-17).

A Bíblia continua dizendo: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15:33). Ter qualquer tipo de relacionamento íntimo com um incrédulo pode rapidamente e facilmente se tornar algo que obstrua sua caminhada com Cristo. Somos chamados a evangelizar os perdidos, não a sermos íntimos com eles. Não há nada errado em construir amizades de qualidade com os incrédulos, mas isto é o máximo que se pode fazer com todo equilíbrio. Se você estivesse namorando um incrédulo, como vocês dois poderiam cultivar intimidade espiritual dentro do casamento? Como um casamento de qualidade poderia ser construído se vocês discordassem no assunto mais importante do universo: o Senhor Jesus Cristo?

ANÁLISES PARA SEREM FEITAS QUANDO HÁ INTERESSE EM ALGUÉM:

1º) Físico (alto, baixo, magro... Estética: cabelos, rosto, cor dos olhos, etc.).

2º) vida espiritual (fervoroso (a), fanático (a), frio...)

3º) projeto de vida (metas, alvos, objetivos, ideais, conquistas,...)

4º) Status social ( classe baixa, média, alta)

4º) nível de cultura e educação (analfabeto (a), básico, médio, universitário, pós-graduação...)

5º) Maturidade (ter juízo, prudência, psicologia, entendimento, sensibilidade diante de certas situações pensamentos firmes e estáveis.)

6º) personalidade  ou temperamento (colérico, sanguíneo, fleumático ou melancólico) 

Observação: Só para lembrar: ninguém é perfeito!

Depois de feita a análise de ambos os lados deve haver uma continuidade e tudo se conversa e se combina para futuramente ocorrer à consolidação do matrimônio.

IDEALIZANDO O CASAMENTO:

Tendo ambos decidido com convicção plena que realmente é isso que almejam, devem-se preparar e se estruturar, financeiramente, emocionalmente e espiritualmente para ocorrer o casamento.

Planejamento a dois para que tudo dê certo em relação a cerimônia, moradia, trabalho, móveis, contas à pagar, compras, cursos, enfim tudo deve ser discutido antes da consolidação do casamento para que depois não haja brigas e frustrações.

Enfim casados... Em união e unidade felizes para sempre!

Gn. 2:24 “ deixará o homem seu pai e sua mãe e apegar-se-á á sua mulher e serão uma só carne. Efésio 5:22-33 - pertencendo um ao outro. E Hb.13:4

O casamento reflete o relacionamento entre Jesus e a Igreja. Quando fazem uma aliança, os cônjuges concordam em ser fiéis, não importando o que o outro faça. Deve ser incondicional e até a morte. Para tanto nossa igreja oferece freqüentemente eventos que visam fortalecer a vida do casal, de modo que seja consolidada diante das dificuldades de lutas do dia-a-dia.

A estatística mostra que no primeiro casamento 40% dos casais se separam; no segundo casamento, 60% e no terceiro, 80%.

Deus estabeleceu a aliança e deu às pessoas condições de cumprir essa aliança. A maior mentira que o inimigo tem colocado é que o casamento é algo quebrável e que pode ser rompido. Temos que lutar pela aliança, porque, quando um casamento é interrompido, a aliança é quebrada.
É normal para o mundo que casais com problemas em seu casamento se separarem, porque o homem e a mulher “têm direito de ser feliz” ou “esse casamento não foi da vontade de Deus”.

O conceito de “ficar” é anti-aliança, porque não há compromisso entre os dois. Os jovens experimentam o relacionamento com um, depois com outro e, quando se casam, eles querem continuar experimentando. Por isso, acham que é normal separar-se. O nosso papel é, portanto, lutar pela aliança.

O casamento entre homem e mulher é a base da família, de acordo com o plano de Deus. A intenção de Deus é que a família produza filhos e filhas saudáveis à imagem do seu Pai. Ao se tratar das questões familiares, é preciso incluir o desenvolvimento de um casamento saudável.
A Bíblia é clara quando afirma que o casamento é entre um homem e uma mulher  Gen 2:24

Quando as pessoas se casam, os chamados e destinos de cada um são mixados, mixar significa: combinar sinais sonoros recebidos de fontes distintas e, ao final desta mistura, produzir uma bela melodia, formar uma harmonia. Uma característica forte do Curso para casais é ter casais ministrando juntos. Infelizmente, um dos fatores que contribuem para que os casamentos não tenham sucesso é que os cônjuges não têm a visão de trabalhar juntos em cada área de seu relacionamento. Tanto o marido como a esposa são igualmente chamados por Deus. Cada um precisa respeitar, honrar e nutrir os dons e talentos um do outro. Um e outro têm de ser ensinados a combinar seus dons e talentos para o sinergismo de uma equipe de uma só carne.

Antes de namorar ou a começar um namoro conforme os ensinamentos da palavra de Deus é bom procurar o pastor para informar, receber uma breve orientação com a benção de Deus.

Quando decidir casar oferecemos um curso básico de noivos com bons princípios para uma vida melhor.

É comum em nossa comunidade oferecermos eventos especiais com temáticas para a consolidação da vida a dois. O casal não deve deixar de participar desse momentos que são verdadeiras vacinas contra as viroses que ameaçam o casamento.

NO QUE CREMOS

I - Cremos em Deus, que é único e um só, plena e eternamente subsistente em cada uma das três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, com perfeita comunhão entre si (Jo 15:26).

II - Cremos na inspiração verbal e plena da Bíblia Sagrada, e que a revelação necessária para o homem é expressamente nela estabelecida ou pode dela ser deduzida, o que a faz única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter do cristão, nada podendo qualquer um acrescentar, reformar ou omitir-lhe sob qualquer alegação (Ap 22:18-20).

III - Cremos que Maria, ainda virgem, achou-se grávida por obra e graça do Espírito Santo e que após o nascimento de Jesus teve outros filhos, sem que, por este ou qualquer outro motivo, lhe devotemos adoração (Mt 13:54-56; Mc 6:3; Jo 2:3-5; Lc 1:46-48).

IV – Cremos que o Filho, achado na forma de homem, manteve-se sem pecado algum, dispondo-se à morte substitutiva e remidora, ressuscitando corporalmente dentre os mortos e subindo triunfante aos céus (Hb 4:15; I Co 15:3-4).

V - Cremos que o homem, havendo caído em pecado, foi destituído da glória de Deus, e que todos foram sujeitos à mesma condenação, para que unicamente por Jesus Cristo, desde de que em arrependimento e fé geradora de obras, fossem restaurados a Deus. E que, para tanto, necessitam os homens do novo nascimento, o que ocorre segundo o poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus. Que o homem, nascido de novo, já tem seus pecados perdoados para não viver mais segundo o poder do pecado, mas segundo a salvação presente e eterna justificação provida graciosamente por Deus segundo a fé no sacrifício de Jesus Cristo em seu favor (Rm 3:23; At 3:19; 2:38; Jo 3:5-7; Rm 5:1,2; Tt 3:4-7).

VI - Cremos no batismo como ordenança bíblica, determinada por Jesus Cristo, e que deve ser realizado por imersão do corpo inteiro uma só vez, no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a todo aquele que crê (Mc 16:16; Mt 28:19; Rm 6:3,4).

VII - Cremos que o homem deve e pode viver uma vida de santidade, agradecendo e agradando a Deus, capacitado pelo Espírito Santo inclusive a ser fiel testemunha de Jesus Cristo, participando da comunhão, do partir do pão e da comunhão entre os salvos (II Pe 3:13,14; At 2:42,43).

VIII - Cremos que a Igreja é única e santa, formada pela multidão incontável dos salvos de todos os tempos e lugares, formando o Corpo de Cristo, sendo edificada pelo Espírito Santo mediante os homens que ministram segundo ministérios, operações e dons espirituais, bem como pela instrumentalidade da Bíblia Sagrada, no fundamento dos apóstolos (I Co 3:11; 4:1,2; 12:4-6; 12:26,27; Ef 4:4-7).

IX - Cremos no batismo com o Espírito Santo, como ensina a Bíblia Sagrada, tendo como uma das evidências o falar em outras línguas conforme a Sua vontade. Cremos que também são concedidos à Igreja dons espirituais pelo Espírito Santo, conforme Sua vontade, sempre com propósito muito bem definido e que convergem à edificação da Igreja e à glorificação de Deus (I Co 14:1-3; 14:12-14; 14:26-33).

X - Cremos na vinda de Cristo, em duas fases distintas: primeiramente de forma invisível ao mundo e súbita para a Igreja, arrebatando-a ao Tribunal de Cristo e, em seguida, levando-a às Bodas do Cordeiro; e, passado algum tempo, de forma visível ao mundo e gloriosa com a Igreja, para reinar por mil anos sobre a Terra (II Ts 2:1-8; Ap 20:3-6).

XI - Cremos que todos os salvos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, unicamente para receber ou não, a justa recompensa de obras em favor da causa cristã, sem que nisto haja possibilidade da condenação eterna (Rm 14:10; II Co 5:10).

XII - Cremos no juízo final em que Deus, definitivamente, justificará os fiéis e condenará os infiéis à eternidade, resultando aos fiéis a vida de gozo junto a Ele, e aos infiéis o tormento no lago de fogo e enxofre preparado para satanás e seus anjos (Ap 20:11-15).

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA:

Porque devo fazer Teologia?

“Não procuro compreender para crer, mas creio para vir a compreender. Na verdade, creio porque se não cresse não viria a compreender”.

(Anselmo de Canterbury).

 A pessoa quando aceita Jesus verdadeiramente em seu coração logo sente o desejo de batizar-se nas águas para cumprir a Palavra do Senhor que diz: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”(Marcos 16:16), então o cristão, depois de ter um verdadeiro encontro com Deus, nasce nele uma necessidade de um aprofundamento e cultivo de sua fé. Uma das maneiras a ser suprida é estudando teologia (teo=Deus logia= estudo), por isso é necessário fazer teologia a fim de que conhecer Deus, refletindo e falando acerca d’Ele tornando-se um cristão autêntico.

“Com a ajuda do Espírito Santo, observando e obedecendo a Sua Palavra encarnada (Jesus Cristo), é que conheceremos o nosso Deus”.

O que é discipulado?

Ao ler Mateus 28.19-20 encontramos uma revelação a cerca da grande comissão de Cristo que é para a sua igreja não fazer convertidos, mas sim discípulos verdadeiros e comprometidos com Jesus e Sua igreja e este é o nosso propósito com um curso que prepara a pessoa para um processo de tornar-se discípulo de Cristo, para ser como Ele é!

“O discipulado cristão é um relacionamento de mestre e aluno, baseado no modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem a amplitude que tem em Cristo, que o aluno é capaz de treinar outros para ensinarem a outros”.

 (PHILLIPS, Keith. A formação de um discípulo, São Paulo, Editora Vida, 1994, p. 16.).

QUESTÕES QUE  BUSCAMOS ENTENDER E A BÍBLIA DA A RESPOSTA:

PARA QUE EU PRECISO DE SALVAÇÃO?

LEIA: JOÃO 3:16-21

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Efésios 2:1-10

1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.

3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

1 Co. 1: 26, 2: 1-5: mensagem da cruz : A obra de Cristo na cruz  foi a consumação do plano de Deus para a salvação do ser humano.

EU PRECISO NASCER DE NOVO?

LEIA:JOÃO 3:3-5

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

PARA QUE SERVE A BÍBLIA?

LEIA: 2 TIMÓTEO 3:16-17

16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

O QUE É ORAR E JEJUAR?

LEIA: MATEUS 6:1-18

É de fundamental importância para a nossa comunhão diária com Deus Pai e o próximo, para o nosso crescimento e fortalecimento espiritual, e para vivermos com bom êxito para o serviço, testemunho e glória de Jesus Cristo.

Algumas pessoas têm exaltado o jejum religioso elevando-o além das Escrituras e da razão; e outras o têm menosprezado completamente (John Wesley).

O jejum na Bíblia refere-se à abstenção de alimentos para finalidades espirituais. Pode ser um jejum total (Lc 4.2ss), ou parcial (Dn 10.3).

Há ainda um jejum absoluto (Et 4.16; At. 9.9). Jejuar não é um mandamento, mas é o exercício de uma disciplina espiritual que deve ser observado pela igreja de J esus Cristo enquanto aguarda a segunda vinda do Noivo (Mt 9.15; At 13.2,3; Mt 25.6). (Richard Foster).

Objetivo do jejum – M t 6.16-18

Centrar-se em Deus ,  Lc 2.37; At 13.2 (cf. Mt 6.16; Zc 7.5) , jejuar não é negociar com Deus, para parecer espiritual, buscar benefícios físicos, buscar poder espiritual etc.;

 Revelar o que controla o nosso coração –SL 69.10; 1 Co 6.12; 9.27 – por vezes nosso coração é controlado por ira, amargura, vaidade, medo,  etc.

O QUE SIGNIFICA O BATISMO, SANTA CEIA, DÍZIMOS E OFERTAS?

BATISMO:

LEIA: Mateus 3: 7-9

7 E, vendo ele muitos dos Fariseus e dos Saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.

 Mateus  28:19-20,

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Atos 2:38: e disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

CEIA:

MARCOS 14:22-25,

22 E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

23 E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.

24 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.

25 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.

“Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Co 11.26).

DÍZIMOS E OFERTAS:

Malaquias 3:10.

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”.

O dízimo é uma questão de fé. Temos tido no dia-a-dia testemunhos maravilhosos sobre a prática dos dízimos da fidelidade e ofertas de generosidade. É normal ouvir de nossos pastores que Deus não fica devendo nada a ninguém, e como prova disso, louvamos a Deus por ver tantas pessoas felizes, reconhecendo nisso um ato de fé e amor pela obra de Deus.  

O QUE É FÉ?

Leia: Hebreus 11:1-6

1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

7- DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.

Há um só Deus: Deuteronômio 6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.

A Trindade consiste de três Pessoas: Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8; 48:16; 61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II Coríntios 13:14. Nas passagens do Antigo Testamento, algum conhecimento de hebraico é de grande ajuda. Em Gênesis 1:1, é usado o substantivo plural “Elohim”. Em Gênesis 1:26; 3:22; 11:7 e Isaías 6:8, o pronome plural equivalente a “nós” é usado. “Elohim” e “nós” se referem a mais de duas pessoas, NÃO há dúvidas. Em português, temos apenas duas variações quanto ao número, singular e plural. Em hebraico, temos três formas: singular, dual e plural. Dual é para dois, APENAS. Em hebraico, a forma dual é usada para coisas que vêm em pares, como olhos, orelhas e mãos. A palavra “Elohim” e o pronome “nós” são formas de plural – definitivamente mais de dois, e devem estar se referindo a três ou mais (Pai, Filho, Espírito Santo).

Em Isaías 48:16 e 61:1, o Filho está falando enquanto faz referência ao Pai e ao Espírito Santo. Compare Isaías 61:1 com Lucas 4:14-19 para ver que é o Filho falando. Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus 28:19 e II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.

8- QUEM EU SOU E PARA QUE EXISTO?

Leia: Gênesis 1:26,

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.

Eclesiastes 12:1, 7, 14.

1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

9- PARA QUE EU PRECISO IR À IGREJA?

Leia: Mateus 16:18 

A igreja deve ter a mesma visão de Cristo, ou seja, que todo mundo conheça a Deus e o glorifique. A conclusão que podemos tirar da palavra de Deus é que o objetivo final de tudo o que fazemos na igreja é espalhar a glória de Deus a todas as nações!

Deus deixou para a igreja a tarefa de levar o evangelho da salvação a todas as nações da terra. Quem é a igreja? A igreja somos eu e você! Então, quem é que tem a responsabilidade de executar a obra de Deus aqui na terra? Sou eu! Eu tenho de entender que, se sou salvo, se saí das trevas para luz, isso não é simplesmente uma questão de misericórdia de Deus, que me livrou da condenação; Deus me salvou, me libertou para que eu levasse a mesma mensagem libertadora aos que estão ao meu redor e também as nações distantes. Deus quer usar sua vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Segundo Jurge Moltmann “A igreja há de apresentar-se sempre diante do tribunal de Deus e do mundo, pois ela representa a Deus diante do mundo e o mundo diante de Deus “ e Karl Barth afirma que “Teologia é a função da Igreja” , então é do conhecimento das pessoas, a importância de servir com amor e dedicação, esse é o seu desafio a partir do conhecimento adquirido, desejamos que o Espírito Santo lembre você de tudo quanto tem aprendido dele com Ele e para Sua glória.

            Que a benção de Deus Pai, a graça de Jesus e a unção do glorioso Espírito Santo conduza você a cada dia na perfeição do Seu amor, transformando sua vida e através dela também.

Soli deo Gloria

Agradecimento a Rosangela Miazzo, diretora do IBBC local,  que com muito esforço e compromisso tem dedicado do seu talento e tempo para o nos ajudar no preparo desse e outros manuais discipuladores. 

Preencha esse questionário e nos devolva

Caso sua resposta não caiba nas respectivas linhas use folhas adicionais, como achar melhor.

NOME:___________________________________________

TELEFONE:________________________________________

ENDEREÇO:_______________________________________

Email____________________________________________

NOVO NASCIMENTO:

1-    Qual a importância de você nascer de novo?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­_______
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________

2-         Qual a importância da ressurreição na sua vida?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Quais são suas perspectivas de vida, uma vez que você nasceu de novo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-         Cite pelo menos 3 áreas da sua vida que são afetadas, caso você não tenha passado pelo novo nascimento.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BÍBLIA:

1-         Você tem bíblia? A quanto tempo?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Com que freqüência você lê a bíblia?

__________________________________________________________________________________________________

3-         Você tem dificuldade de ler a bíblia, por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-         Qual a importância da bíblia pra você?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Batismo:

1-         Você já é batizado? Faz quanto tempo?

________________________________________________________________________________________________

2-         Você recebeu orientação para ser batizado? Como foi?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Qual o significado do batismo para você?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-         Quanto tempo você levou para decidir a data do seu batismo?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Ceia:

1-         Qual é a sua compreensão a respeito da ceia do Senhor?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Qual tem sido sua experiência a respeito da ceia do Senhor?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Qual tem sido sua experiência, a respeito do perdão concedido por Jesus na cruz?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Dízimos e ofertas

1-         Você é dizimista fiel?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Qual a importância do dízimo para você?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Quando você compreendeu a importância da fidelidade do dízimo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-         Você usualmente é ofertante na igreja?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Espírito Santo:

1-         Você faz parte do plano salvífico de Deus? Explique como você entende isso.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Qual é o seu dom? Você tem exercido seu ministério? Por quê?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Jesus:

1-         Quais são os impactos da mensagem da cruz na sua vida?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Você está vivendo a mensagem da cruz na sua vida? Fale um pouco da sua experiência.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Existe na sua vida evidencias da atuação do Espírito Santo? Quais são?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-         Como você reage as atuações do Espírito Santo na sua vida? Explique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Como você entende, sua fé em Jesus tem sido transmitida para outras pessoas?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-         Quais áreas na sua vida que demonstram que você anda de acordo com a mensagem da cruz?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deus Pai:

1-         Quem é Deus para você?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

        

 9- QUEM EU SOU E PARA QUE EXISTO?

1-         Você já resolveu de forma definitiva o problema do pecado na sua vida?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Você já aceitou Jesus na sua vida? Como foi?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- PARA QUE EU PRECISO IR À IGREJA?

1-         Você está vivendo em unidade da sua igreja? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-  Você está seguindo a Cristo ou seguindo pessoas?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Quais áreas na sua vida que demonstram que você anda em unidade?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-         Você está disposto a se submeter a uma liderança que pensa diferente de você?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11- Oração:

1-         O que significa oração pra você?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Com que freqüência você ora?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-         Você costuma pedir oração para as pessoas ou você ora mais pelas pessoas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12- Jejum:

1-         O que você entende em fazer jejum?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Com que freqüência você jejua?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-          Qual o tipo de jejum é melhor para você?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fé:

1-         O que significa a fé?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-         Descreva uma situação que você exerceu sua fé:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

NAMORO E CASAMENTO

Qual a diferença de amor e paixão?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como deve ser a paquera?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Como deve ser o namoro?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-O que é necessário para consolidar um casamento?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Contato

  • Rua Tapuias 672 - Vila Yara - Londrina
  • +(43) 43 3336-7727 - WhatsApp 99996-4461 

Quem está online

Temos 11 visitantes e Nenhum membro online

Facebook

facebook-logo top